Bahá´u´lláh

ORAÇÕES DE LOUVOR E GRATIDÃO

Todo louvor a Ti, ó meu Deus, que és a Origem de toda a glória e majestade, grandeza e honra, soberania e domínio, sublimidade e graça, reverência e poder. A quem Tu queres, fazes aproximar-se do Mais Grandioso Oceano, e a quem desejas, concedes a honra de reconhecer Teu Antiquíssimo Nome. Dentre todos os que estão no céu e na terra, ninguém pode obstar a operação da Tua Vontade soberana. Desde toda a eternidade, reges a criação inteira e para sempre continuarás a exercer Teu domínio sobre todas as coisas criadas. Não há outro Deus senão Tu, o Onipotente, o Excelso, o Todo-Poderoso, o Onisciente.
Ilumina, ó Senhor, a face de Teus servos, para que Te possam contemplar; e purifica seus corações, a fim de que se volvam para a corte dos Teus favores celestiais e reconheçam Aquele que é o Manifestante de Ti Próprio e a Aurora da Tua Essência. Em verdade, és o Senhor de todos os mundos. Nenhum Deus há, a não ser Tu, o Absoluto, a Quem tudo é submisso.

Bahá'u'lláh


Glorificado és Tu, ó Senhor meu Deus! Agradeço-Te por me haveres permitido reconhecer o Manifestante de Ti Próprio e me haveres afastado de Teus inimigos; por teres exposto diante de meus olhos suas más ações e obras malignas em Teus dias; por me teres livrado de toda ligação a eles e me feito procurar Tua graça e Teus abundantes favores. Dou-Te graças, também, porque fizeste descer sobre mim, das nuvens da Tua Vontade, o que de tal modo me santificou das sugestões dos infiéis e das alusões dos descrentes, que em Ti fixei firmemente meu coração, fugindo dos que negaram a luz do Teu Semblante. Agradeço-Te ainda por me teres concedido o poder de me tornar constante em Teu amor, de expressar louvores a Ti e exaltar Tuas virtudes e por me haveres dado de beber do cálice da Tua misericórdia, a qual excede a todas as coisas visíveis e invisíveis.
És o Onipotente, o Excelso, o Todo-Glorioso, o Deus de todo amor.

Bahá'u'lláh


Louvor e glória a Ti pertencem, ó Senhor meu Deus! És Aquele que sempre se veste de majestade, autoridade e poder e que continuará para sempre a adornar-se de honra, fortaleza e glória. Todo erudito se pasma ante os sinais e as evidências da obra das Tuas Mãos, enquanto os sábios, sem exceção, se vêem incapazes desvendar o mistério Daqueles que são os Manifestantes de Tua grandeza e Teu poder. Todo homem de percepção tem confessado sua incapacidade de escalar as alturas do Teu conhecimento; todo homem letrado tem admitido seu insucesso em penetrar a natureza da Tua Essência.
Havendo fechado o caminho que a Ti conduz, Tu, em virtude da Tua autoridade e através da potência da Tua Vontade soberana, chamaste à existência Aqueles que são os Alvoreceres do Teu conhecimento, os Expoentes da Tua Revelação, os Tesouros do Teu conhecimento e os Santuários da Tua Fé, para que, através Deles, todos os homens volvessem suas faces para Ti e se aproximassem do reino da Tua Revelação e do céu da Tua graça.
Suplico-Te, pois, por Ti Próprio e por Eles, que faças descer, da mão direita do trono da Tua Graça, sobre todos os habitantes da terra, o que lhes tire a mácula das suas transgressões contra Ti e os faça devotarem-se inteiramente a Ti Próprio, ó Tu, em Cuja Mão está a fonte de todas as dádivas, para que todos se levantem em serviço à Tua Causa e se desprendam completamente de tudo, salvo de Ti. És o Onipotente, o Todo-Glorioso, o Predominante.
Ó meu Deus, meu Mestre, meu Mais-Amado! Sou Teu servo e o filho de Teu servo. Segurei-me à corda da Tua graça e à fímbria das vestes da Tua amorosa Providência. Imploro-Te, por Teu Nome Supremo, o qual apontaste como a Balança certa entre as nações e Tua infalível Prova perante todos os homens, que não me abandones a meus desejos corruptos. Preserva-me à sombra da Tua Suprema Infalibilidade e dá-me o poder de magnificar Teu próprio Ser, na assembléia de Tuas criaturas. Não me excluas das fragrâncias divinas de Teus dias; não me prives dos suaves aromas emanados da Aurora da Tua Revelação. Concede-me o bem deste mundo e do vindouro, através do poder da Tua graça que a tudo envolveu, e da Tua misericórdia, a qual superou a criação inteira. Tu és Aquele que segura nas mãos o domínio de todas as coisas; fazes o que Te apraz, por Teu decreto, e escolhes, pelo poder da Tua grandeza, o que desejas. Não há quem possa resistir à Tua Vontade; nada pode esgotar a força impulsora do Teu mando. Nenhum outro Deus há senão Tu, o Onipotente, o Todo-Glorioso, a Suprema Bondade.

Bahá'u'lláh


Glorificado és Tu, ó Senhor meu Deus! Minha língua, tanto a do corpo como a do coração, meus membros, toda veia que pulsa dentro de mim, cada cabelo da minha cabeça – tudo proclama que Tu és Deus e não há outro Deus além de Ti. Desde a eternidade estás Tu imensuravelmente elevado acima de toda comparação e toda semelhança, e santificado de tudo o que pertence à criação por Ti moldada. Desde toda a eternidade estás só, não havendo quem possa partilhar de Tua majestosa Unicidade, e permaneces muito acima das mudanças e vicissitudes às quais estão sujeitas todas as Tuas criaturas.
E quando intentaste demonstrar o poder da Tua soberana grandeza, glorificar Tua Palavra e guiar os passos do Teu povo, ergueste dentre Tuas criaturas Um de Teus servos, a Quem mandaste revelar os sinais da Tua soberania, e dotaste das claras evidências da Tua Unidade, para que Ele cumprisse Teu testemunho perante toda a criação e consumasse Tua prova diante de todos os homens.
Assim que Ele se revelou – segundo havias ordenado – e chamou Teus servos para se volverem na direção das Tuas dádivas e voltarem suas faces para o horizonte do Teu conhecimento, sinais de dissensão apareceram entre eles. Alguns responderam a Teu chamado, obedecendo-o sem a mínima hesitação, enquanto outros Te viraram as costas, seguindo os desejos de uma inclinação corrupta.
Imploro-te, ó meu Deus, por Teu Nome Supremo, que extasies as nações pela potência da Palavra que ordenaste fosse a soberana de todas as palavras – a Palavra graças à qual as valiosas pérolas da Tua sabedoria oculta foram descobertas e os preciosos mistérios em Ti envolvidos se desvendaram. Por Tua graça e bondade, não as prives das coisas que para elas desejaste, nem permitas que se afastem das praias do oceano da Tua Presença.
Toda existência, seja visível ou invisível, ó meu Senhor, atesta que Tua misericórdia a tudo excedeu e Tua terna bondade abrangeu a criação inteira. Dirige-lhes, eu Te suplico, o olhar da Tua Misericórdia. És quem sempre perdoa, o Mais Compassivo. Trata-lhes de acordo com Tua glória, Tua majestade, Tua grandeza, Tua generosidade e Tua graça, e não segundo as limitações que lhes foram impostas ou as múltiplas vicissitudes de sua vida terrena.
Tu, ó meu Deus, sabes que sou apenas um de Teus servos. Saboreei a doçura das Tuas palavras, confessei Tua Unidade e Tua Unicidade, volvi a face para a fonte de Teus mais excelentes Nomes e à Aurora de Teus atributos transcendentes, desejoso de ser por Ti capacitado para me imergir no oceano da Tua Unidade, nas poderosas águas da Tua Unicidade.
Ajuda-me por Tua graça fortalecedora, ó meu Senhor, a fazer o que Tu ordenaste e não me negues as coisas que possues. Extasia-me com as maravilhas de Tuas Palavras a tal ponto que o ruído e as distrações deste mundo não tenham o poder de impedir que eu me volva a Ti, nem possam abalar minha constância em Tua Causa ou desviar meus olhos do horizonte da Tua graça. Que eu faça, pois, com Teu auxílio, ó meu Deus, o que Te agrade, e cumpra a Tua vontade, Destina-me, ainda mais, o bem deste mundo e do vindouro e ordena-me um assento de verdade em Tua Presença. Potente és para fazer o que desejas e reger como Te apraz. Nenhum Deus há senão Tu, o Inatingível, o Todo-Glorioso, o Supremo.
Todo louvor a Ti, ó Senhor do mundos e Objeto da adoração de todos os seres criados!

Bahá'u'lláh


... Suplico-Te, ó meu Deus – por Teu Nome, através do qual as nuvens emitiram sua chuva, os rios manaram e o fogo do Teu amor se acendeu em todo o Teu domínio – ajuda Teu servo que para Ti se volveu, expressando louvor a Ti e resolvido a Te servir. Fortifica seu coração, pois, ó meu Deus, em Teu amor e em Tua Fé. Isto lhe é melhor do que tudo o que foi criado sobre Tua terra, pois o mundo e tudo o que nele se acha há de perecer, mas o que a Ti pertence deverá durar enquanto Teus Nomes excelsos durarem. Por Tua Glória! Fosse o mundo permanecer por tanto tempo quanto Teu próprio Reino, ainda assim, dedicar-lhe seu afeto seria indigno daqueles que, das mãos da Tua misericórdia, sorveram o vinho da Tua Presença, e muito mais, quando reconhecem ser efêmero este mundo e se convencem de que é transitório. As vicissitudes que o atingem e as mudanças às quais todas as coisas que lhe pertencem estão continuamente sujeitas atestam sua impermanência.
Quem Te reconheceu, para mais ninguém se volverá e de Ti nada pedirá senão Teu Próprio Ser. Tu és o Desejo único do coração daquele cujos pensamentos se fixam em Ti e a mais alta aspiração de quem a Ti se devota inteiramente.
Nenhum Deus há, salvo Tu, o Onipotente, o Amparo no Perigo, O de Suma Glória e Poder.

Bahá'u'lláh


Todo louvor a Ti, ó Senhor meu Deus! Não sei cantar Teu louvor; não sei descrever Tua glória nem invocar Teu Nome. Se eu Te invocar por Teu Nome, o Possuidor de tudo, serei constrangido a reconhecer que Aquele que segura na mão os destinos imediatos de todas as coisas criadas é apenas um vassalo dependente de Ti e é a criação de uma simples palavra que procedeu de Teus lábios. E se eu Te proclamar pelo nome Daquele que é o Predominante, eu logo descobrirei ser Ele apenas um suplicante caído no pó, atônito em face de Tua temível grandeza, Tua soberania e Teu poder. E se eu tentar Te descrever glorificando a Unicidade do Teu Ser, breve perceberei que tal conceito não passa de uma noção tecida por minha própria imaginação, e que Tu sempre foste imensuravelmente elevado acima das vãs fantasias elaboradas pelos corações dos homens.
A glória do Teu poder me dá testemunho! Quem pretender que Te haja conhecido terá, em virtude de tal pretensão, atestado sua própria ignorância, e se alguém imaginar que a Ti haja atingido, todos os átomos da terra darão testemunho de sua fraqueza e proclamarão sua falha. Tu, porém, em virtude da Tua misericórdia, a qual excedeu os reinos da terra e do céu, Te dignaste aceitar de Teus servos o louvor e a honra por eles prestados a Teu próprio Ser excelso. E ordenaste que celebrassem Tua glória, para que assim as insígnias da Tua guia se desdobrassem em Tuas cidades e os sinais da Tua misericórdia fossem difundidos entre Tuas nações, sendo cada um e todos capacitados para atingirem o que Tu lhes destinaste segundo Teu decreto e lhes ordenaste por Tua vontade e Teu desígnio irrevogáveis.
Tendo dado testemunho, pois, de minha própria incapacidade e da de Teus servos, imploro-Te, pelo esplendor da luz da Tua beleza, que não proíbas Tuas criaturas de se aproximarem das praias do Teu sacratíssimo oceano. Através da divina doçura das Tuas melodias então, ó meu Deus, atrai-os para o trono da Tua glória e o assento da Tua eterna santidade. Tu és, verdadeiramente, o Mais Poderoso, o Rei Supremo, o Grande Doador, o Excelso, o Sempre-Desejado.
Consente, pois, ó meu Deus, que Teu servo, que a Ti se volveu, fixando em Ti seu olhar e segurando à corda e Tua misericórdia e Teu favor, participe das águas vivas de Tua mercê e Tua graça. Faze-o, então, ascender às alturas às quais aspira, e não lhes negues o que Tu possues. És, em verdade, o Eterno Perdão, o Mais Generoso.

Bahá'u'lláh


Louvado sejas Tu, ó Senhor meu Deus! Todas às vezes que me vem a lembrança de Ti e me ponho a refletir em Tuas virtudes, tal êxtase e enlevo se apoderam de mim que me vejo sem o poder de fazer menção de Teu Nome e Te louvar. Sou transportado a tais alturas que reconheço meu próprio ser como idêntico à lembrança de Ti em Teu reino, e à essência do Teu louvor entre Teus servos. Enquanto durar este ser, Teu louvor continuará a difundir-se entre Tuas criaturas e Tua lembrança a ser glorificada pelo Teu povo.
Todo homem dotado de percepção entre Teus servos está convencido de que meu próprio ser vive eternamente e jamais poderá perecer, desde que seja eterna a lembrança de Ti, durando enquanto- durar Teu próprio Ser, e seja infindável o Teu louvor, permanecendo enquanto permanecer Tua própria soberania. Por intermédio deste ser, Tu és glorificado por aqueles de Teus eleitos que Te invocam e pelos sinceros dentre Teus servos. Ainda mais, o louvor com que qualquer um na criação inteira Te louve, procede deste ser excelso e a ele regressa, assim como o sol enquanto brilha emite seu esplendor sobre tudo o que se expõe a seus raios. Desse sol é gerada e a ele há de regressar, à luz que se irradia sobre todas as coisas.
Elevado, imensuravelmente elevado és Tu, acima de qualquer tentativa de medir a grandeza da Tua Causa, acima de toda comparação que se possa tentar, acima dos esforços da língua humana para expressar sua significação! Desde a eternidade Tu existes, sem nenhum outro além de Ti, e por todo o sempre continuarás a permanecer o mesmo na sublimidade da Tua Essência e nas inatingíveis alturas de Tua glória.
E ao determinares tornar-Te conhecido aos homens, revelaste sucessivamente os Manifestantes da Tua Causa, ordenando que cada um fosse sinal da Tua Revelação entre Teu povo e a Aurora do Teu Ser invisível em meio às Tuas criaturas, até o tempo em que, segundo Teu decreto, todas as Revelações anteriores culminassem Naquele que Tu apontaste como o Senhor de todos os que estão no céu da revelação e no reino da existência, Naquele que Tu estabeleceste como o Senhor soberano de todos nos céus e na terra. Foi Ele a Quem designaste Arauto da Tua Mais Grandiosa Revelação, o Anunciador da Tua Antiquíssima Glória. Nisso, outro desígnio não tiveste senão o de experimentar aqueles que manifestaram Teus mais excelentes títulos a todos os que estão no céu e na terra. Foi Ele a Quem mandaste estabelecer Seu Convênio com todos os seres criados.
E quando veio o tempo predeterminado e Tua promessa se cumpriu, Aquele que é o Possuidor de todos os nomes e atributos manifestou-se aos homens. Com isto, todos os que estavam nos céus e na terra pasmaram-se, salvo aqueles que Tu guardaste sob Tua proteção e preservaste no abrigo de Teu poder e Teu amoroso cuidado. Sucedeu-lhe, nas mãos de Tuas criaturas que transgrediram contra Ti, aquilo que a língua de nenhum de Teus servos pode contar.
Dirige-lhes, pois, ó meu Deus, o olhar da Tua terna misericórdia. Faze descer sobre Ele e sobre todos os que Lhe amam, todo o bem por Ti ordenado no céu da Tua Vontade e na Epístola do Teu decreto. Concede-lhes, então, Tua ajuda, pois Tu és, em verdade, o Onipotente, o Sublime, o Todo-Glorioso, o Predominante.

Bahá'u'lláh


Ó Tu, Cuja Face é o alvo da adoração de todos os que por Ti anseiam. Cuja Presença é a esperança dos que se dedicam inteiramente à Tua Vontade e Cuja Proximidade é o desejo de todos os que se têm dirigido à Tua Corte! Teu Semblante é o Companheiro dos que reconheceram Tua Verdade, Teu Nome comove as almas ansiosas de contemplarem Tua Face, e Tua Voz é a verdadeira vida dos que Te amam – ó Tu, Cujas Palavras são como a água da vida para todos os que estão no céu e na terra!
Suplico-Te, pelas injúrias que sofreste e pelos males que Te foram infligidos pelas hostes dos maléficos, que faças descer sobre mim, das nuvens da Tua misericórdia, o que me purifique de tudo o que não seja de Ti para que eu me torne digna de Te louvar e amar.
Não me negues, ó meu Senhor, as coisas que ordenaste para aquelas servas Tuas que se movem ao Teu redor, sobre as quais se irradiam incessantemente os esplendores do Sol da Tua beleza e o fulgor da Tua face. És Aquele que sempre ampara a quem Te procura e favorece generosamente a quem Te pede.
Nenhum outro Deus há senão Tu, o Poderoso, o Sempre-Presente, o Mais Generoso.

Bahá'u'lláh


Glorificado és Tu, ó Senhor, meu Deus! És, em verdade, o Rei dos reis. Conferes soberania a quem quer que desejes e dela privas qualquer um que Tu queiras. Exaltas a quem quer que desejes e rebaixas a qualquer um que Tu queiras. Tornas vitorioso quem quer que desejes e humilhas qualquer um que Tu queiras. Concedes riqueza a quem quer que desejes e reduzes à pobreza qualquer um que Tu queiras. Fazes que quem quer que desejes prevaleça sobre qualquer um que Tu queiras. Em Tuas mãos seguras o império de todas as coisas criadas e, através da potência de Teu mando soberano, chamas à existência a quem quer que Tu desejes. Em verdade és Tu o Onisciente, o Onipotente, o Senhor de poder.

O Báb


Em Nome de Deus, o Supremo! Enaltecido e glorificado és, Senhor, Deus Onipotente, Tu, diante de Cuja sabedoria o sábio falha e se vê frustrado, ante Cujo conhecimento o erudito confessa sua ignorância, e diante de Cujo poder o forte se afigura como fraco. O rico, em face de Tua riqueza, atesta sua indigência; o esclarecido, ante Tua luz, se perde nas trevas; a essência de toda a compreensão volve-se para o relicário do Teu conhecimento e ao redor do santuário da Tua presença circulam as almas de toda a humanidade.
Como, pois, poderei cantar e descrever Tua essência, a qual nem a sabedoria do sábio nem a erudição do erudito pode compreender, uma vez que homem algum pode cantar o que não compreende, nem relatar o que não tem capacidade para atingir, enquanto Tu, desde toda a eternidade, és o Inatingível, o Inescrutável. Incapaz que sou de me erguer aos céus da Tua glória e voar nos domínios do Teu conhecimento, apenas posso mencionar Teus sinais, os testemunhos da Tua gloriosa obra.
Por Tua glória! Ó Bem-Amado de todos os corações, único que pode aliviar o ardente desejo dos que por Ti anseiam! Ainda que todos os habitantes do céu e da terra se unissem para glorificar a mais insignificante de Tuas manifestações, em que e por que Tu Te revelaste, falhariam – quanto mais para louvar Teu Santo Verbo, criador de todos os Teus sinais.
Todo louvor e glória a Ti, de Quem todas as coisas deram testemunho de que és Uno e não há outro Deus, salvo Tu – Tu que, desde toda a eternidade, estás elevado acima de todo igual ou semelhante e por toda a eternidade assim haverás de permanecer. Todos os reis são apenas Teus servos e, perante Ti, todos os seres, visíveis e invisíveis, como nada se afiguram. Não há outro Deus além de Ti, o Benévolo, o Poderoso, o Altíssimo.

´Abdu’l-Bahá


Ó Deus, meu Deus! Este é Teu servo radiante, Teu cativo espiritual que se acercou de Ti e se aproximou de Tua presença. Ele volveu a face para a Tua e reconheceu Tua unidade, confessou Tua unicidade e em Teu Nome ergueu o chamado entre as nações, guiando o povo às águas transbordantes de Tua misericórdia, ó Tu, Generosíssimo Senhor! Aos que pedem, ele tem dado de beber do cálice da guia, pleno do vinho de Tua imensurável graça.
Ó Senhor, ajuda-o sob todas a condições, faze-o descobrir Teus bem-guardados mistérios e concede-lhe em profusão Tuas pérolas ocultas. Torna-o bandeira que tremula nos cimos de castelos, aos ventos de Teu auxílio celestial; faze dele manancial de águas cristalinas.
Ó meu Senhor clemente! Ilumina os corações com raios da lâmpada que difunde brilho por toda parte e que revela a realidade de todas as coisas àqueles dentre Teu povo que tens favorecido abundantemente.
Verdadeiramente, Tu és o Grande, o Poderoso, o Protetor, o Forte, o Generoso! Verdadeiramente és Tu o Senhor de toda misericórdia!

 ‘Abdu’l-Bahá