Filmes Sugeridos

Tentei criar uma relação de bons filmes sobre "espiritualidade".
Quando descrevo "espiritualidade", não estou apenas elegendo os filmes que falam sobre espíritos ou espiritismo. Mas todos que falam de: Amor, Caridade, Fé, Esperança, Otimismo, etc. Ou seja, todas as mensagens que Cristo nos ensinou.
Enfim estou recomendando os filmes, não pelo seu sucesso de público e crítica, mas sim pela mensagem que ele transmite.

Paulo César O. Ramos

Relação de Filmes Aleatória


Nunca Desista, nunca volte atrás, nunca perca a fé, pois “o poder da crença proporciona a habilidade de vencer”.
Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer.
O Filme “Desafiando os Gigantes” mostra a vida de um treinador de futebol americano que foi mudada, estava dando tudo errado na vida dele, o time não ganhava, problemas em casa, sua mulher querendo muito ficar grávida e não conseguindo…
Este filme irá mudar a sua vida.

___________________________________________________________________________


Ao abrir os olhos, André Luiz sabe que não está mais vivo – embora sinta fome, sede, frio, ele percebe que não pertence mais ao mundo dos encarnados. Ao seu redor, uma planície escura, desértica, tenebrosa, marcada por gritos e seres que vivem à sombra. As dúvidas e as dores intensificam-se.
Que destino seria esse? Após o sofrimento nessas zonas purgatórias, ele é levado para a cidade que intitula o filme. Novas lições e conhecimentos, marcados ainda por momentos de dor e sofrimento, estão no caminho deste homem, que enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, também anseia em voltar à Terra e rever a família.
A trajetória deste médico bem-sucedido pelo mundo espiritual é a história de Nosso Lar. Baseado na obra de Chico Xavier.

___________________________________________________________________________

A trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens.
Seus mais de 400 livros psicografados consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam a caridade.

_________________________________________________________________________


A música é linda e a história real. O tema é a reencarnação e o filme, "Minha Vida na Outra Vida", conta a história de Jenny, uma mulher do interior dos Estados Unidos, que tem visões, sonhos e lembranças de sua última encarnação, como Mary, uma mulher irlandesa que faleceu na década de 1930. Intrigada, Jenny sai em busca de seus filhos da vida passada. Tem início uma jornada emocionante. Jenny é magistralmente interpretada pela renomada atriz Jane Seymour, de Em Algum Lugar do Passado. Só que, desta vez, não se trata de ficção, mas de realidade.

_________________________________________________________________________


O Neurologista Chris, e a artista plástica Annie vivem uma vida perfeita até perderem seus 2 filhos em um acidente de carro. Annie entra em depressão e está quase se recuperando quando Chris também morre em outro acidente.
A partir deste ponto o filme se passa nos dois planos (material e espiritual), onde Chris encontra Albert, que o ajuda a se ambientar na espiritualidade e de onde acompanha o sofrimento de Annie, e passa a se empenhar para ajudá-la.
Este belo filme, sorrateiramente deixa nas entrelinhas uma reflexão sobre pequenas nuances do ser humano.

_________________________________________________________________________



Este inusitado filme, tem início numa estréia do teatrólogo Richard Collier (Christopher Reeves), quando este recebe de uma idosa senhora um relógio de bolso, sorrindo a lhe dizer: "Volte Para Mim".
Alguns anos mais tarde, Richard, sentindo-se pouco inspirado, resolve passear e se hospeda num quarto do Grand Hotel, em Chicago.
Lá, no Salão Histórico do Grand Hotel, dá de cara com um quadro fotográfico que mudará a sua vida... Uma bela mulher que, por um motivo que desconhece, lhe faz sentir-se desesperado por encontrar. Seu nome é Elise McKenna (Jane Seymour), uma atriz famosa que fez uma peça no teatro deste hotel em 1912.
Daí em diante, surpresas irão se desenvolver, contagiando o espectador até o desfecho inesperado.
Inesquecível como filme, e serve para meditar no tempo que nós não sabemos aproveitar, e no valor das pequenas coisas, como um passeio ou um abraço, ou ainda estar apaixonado.
Se você pudesse reencontrar um amor verdadeiro, sua vida seria diferente?

_________________________________________________________________________


O quanto nós somos influenciados por terceiros? O quanto compramos de idéias prontas, pré-concebidas, verdadeiros dogmas científicos, sociais e religiosos? Nós esperamos que outros nos digam como devemos nos comportar, nos vestir, o que dizer, como amar etc. Mas, e quanto a nós? O quanto ouvimos nossos próprios pensamentos, nossa personalidade mais íntima, o nosso EU? O quanto prestamos atenção ao que realmente são as outras pessoas, e às conseqüências de nossas próprias atitudes?
Adaptação do livro homônimo escrito por Neale Donald Walsch, que conta sua própria história que inspirou e transformou a vida de milhões de pessoas.
Neale sofreu um grave acidente de carro no qual quebrou o pescoço. Sem emprego, mais tarde o vemos como um mendigo sem teto, pedindo comida e lutando para se manter vivo.
Neale vai se sentindo cada vez pior e fracassado, o que faz crescer sua raiva e amargura. A existência ou não de Deus é sua maior questão. E ele encontra as respostas ao longo de muitas conversas...

_________________________________________________________________________

 
O longa é uma adaptação de uma história real, que aconteceu no Japão no início do século. Hachiko é o nome de um cachorro da raça Akita que ficou famoso em todo o país depois que apareceu em reportagens de jornais que contavam sua história de lealdade ao seu dono, um professor da Universidade de Tóquio. Todos os dias Hachiko acompanhava seu amigo até a estação de trem e estava lá quando ele voltava para casa.
A história deste cachorro virou uma lenda no Japão e foi usada em escolas e casas para ensinar às crianças a importância da lealdade entre amigos. Serviu também para despertar no país uma onda de criações de Akitas, raça pura japonesa que estava cada vez menos popular. Há hoje na estação de Shibuya uma estátua de Hachiko, no lugar onde ele ficava esperando seu dono voltar.

_________________________________________________________________________


Francisco nasceu por volta de 1182, na cidadela italiana de Assis. Filho de comerciantes de tecidos, ele poderia ter sido um próspero burguês. Mas não. Em certo momento da vida, aos 26 ou 27 anos de idade, o jovem optou pela pobreza, pelo pacifismo e pela caridade.
No filme “Irmão Sol, Irmã Lua” (Itália, 1972), a história de São Francisco de Assis é contada com o lirismo de Zeffirelli (Romeu e Julieta).
O filme focaliza os primeiros anos da vida do jovem, um mimado filho de aristocratas que parte para guerra animado e volta completamente transtornado - numa época de obscurantismo e falta de genuíno amor - e mostra a surpreendente experiência que transformou Francisco num exemplo de cristão para o mundo.
Ele então renuncia às riquezas da família e procura na comunhão com a natureza, traçar seu próprio destino, livre do apego às propriedades materiais.
Irmão Sol, Irmã Lua mostra essa surpreendente, gratificante e significativa experiência, que transformou Francisco em santo e fundou uma doutrina, para conquistar a união espiritual com o mundo.
Um mundo que hoje, mais do que nunca, carece de Franciscos e Franciscas.

_________________________________________________________________________

 
Nick Nolte e Susan Sarandon, ambos indicados ao Oscar, protagonizam este drama comovente e inesquecível baseado em história real.
A dura notícia de que o filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma doença terminal rara marca o início de uma missão extraordinária para Augusto e Michaela Odone (Note e Sarandon).
A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura.
O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional.
Nolte e Sarandon apresentam um magnífico desempenho como os pais carinhosos e determinados que levam esperança a muitas pessoas neste grande sucesso aclamado pela crítica.
O “Óleo de Lorenzo” é uma estória real de coragem, determinação e dedicação.

_________________________________________________________________________

 
Baseado no livro da premiada americana Francine Riversa, O Último Espírito conta a história de uma garota chamada Cadi Forbes (Liana Liberato) e a sua incessante procura pela remissão de um pecado. O pano de fundo da trama é a cidade norte-americana de Appalachia de dois séculos atrás, em 1850.
A menina de 10 anos se sente responsável pela morte da irmã. Para tentar tirar este peso da consciência, sai à procura de um homem religioso que tem a capacidade de absolvê-la da culpa. Porém, enquanto busca a redenção, Cadi descobre um misterioso segredo que vai dividir sua família e a comunidade do vilarejo onde vive. Excelente filme.

_________________________________________________________________________

 
Depois do final da segunda guerra mundial, Grace (Nicole Kidman) mora com seus filhos, Anne (Alakina Mann) e Nicholas (James Bentley), em uma confortável e isolada mansão. Ela espera o retorno do marido que foi combater na guerra. Os filhos possuem uma rara doença e não podem ter contato com a luz do sol, por isso a casa está sempre escura, com as cortinas fechadas.
Seus antigos empregados abandonaram a casa, e Grace resolve contratar novos, mas após a chegada destes, uma série de fenômenos estranhos começam a acontecer.
Este filme, do diretor chileno radicado na Espanha Alejandro Amenábar conseguiu o feito de entrar par o time dos melhores entre os filmes espiritualistas por uma série de virtudes, entre as quais retratar de forma quase fiel um drama que acomete a milhões e que só será revelado ao longo do filme... Em resumo, é excelente!
O final é surpreendente e a atuação de Nicole Kidman está fantástica!

_________________________________________________________________________

 
Mesmo sendo o menor garoto da cidade, Simon Birch sabe que nasceu para realizar algo grande. Ele vive numa busca constante para descobrir seu destino, mas só se mete em confusões.
O melhor amigo de Simon, o fiel Joe quer descobrir quem é o seu pai, um segredo que sua mãe não revela a ninguém. Os dois juntos vivem aventuras divertidas e algumas vezes tristes, e enfrentando altos e baixos, a amizade dos garotos vai se transformando numa ligação forte e eterna.
Se você quer assistir a um filme que fale de amor, amizade, fé, otimismo, e, além disso, se emocionar e rir com situações engraçadas, então com certeza o filme “O Pequeno Milagre” vai satisfazê-lo totalmente.
Simon é um gigante dentro de um corpinho que não se desenvolveu. Lutando com as armas da paz, contra a indiferença dos pais e o preconceito da cidade onde mora, ele encanta a todos com suas respostas cheias de inspiração e raciocínio.
Na obra “O Céu e o Inferno” de Allan Kardec, encontramos o correspondente verdadeiro na vida de Marcel, o menino do número 4. Seu corpo disforme escondendo o otimismo de um Espírito que veio para tarefas nobres impulsionadoras, diante de nossa pequenez.
Simon nos faz avaliar a vida, medindo nossas dificuldades que quase sempre são pequenas.
“Deus tem um plano para cada um de nós”. Cabe-nos encontrarmo-nos e cumprirmos com os desígnios do alto, que será sempre em torno do amor ao próximo.
O filme é sensível e faz parte daqueles que devem ser assistidos mais de uma vez.
Um filme que inspira e eleva a todos que o assistem.

_________________________________________________________________________


Na vida, é preciso estar preparado para surpresas, encontros e desencontros.
Às vezes um fato acidental muda os rumos de nossos caminhos, levando-nos a navegar por verdes mares bravios, ou na calmaria de um céu de brigadeiro (nunca se sabe).
Mas... E se nada for por acaso? E se estivermos o tempo todo errados a respeito de nossas vidas ou de como temos conduzido nossos destinos?
Este filme é uma daquelas surpresas que te alegram a semana toda e te dá um gás para repensar a vida e colocar, de novo, o trem da rotina nos trilhos... Será que a rotina também não é uma faceta da mudança?
Neste filme, baseado em fatos reais, a temática é a auto-superação, o domínio de si mesmo e a tomada de consciência do que seja a vida, realmente.
Usando como pano de fundo uma preparação para jogos olímpicos, discute o que realmente se passa no íntimo de cada um de nós; atletas do cotidiano, ou guerreiros (se pacíficos ou perturbados a escolha é nossa)...
Se você estiver insensível à mensagem do filme, com certeza precisa de orações ou de um bom analista; se gostar demais tenha cuidado, pois revoluções não acontecem com um filme, livro ou final de semana... Demanda tempo.
O certo mesmo é persistir e insistir na temática do autoconhecimento.

_________________________________________________________________________

 
Ambientado em uma pequena cidade da Carolina do Norte, Um Amor Para Recordar conta a história de um rapaz rico, Landon (Shane West), que não tem fé e a filha do pastor da cidade, Jamie (Mandy Moore), uma moça conservadora e religiosa.
Os dois jovens são um o oposto do outro: ela é séria e pensa no futuro, ao contrário dele, o garoto mais popular da escola. Como os opostos se atraem, os dois acabam convivendo um com o outro e, claro, se apaixonando.
Landon Carter (Shane West) é um adolescente-problema e está sempre se metendo em confusões. Quando uma de suas brincadeiras dá errado e deixa um colega paralisado, ele é forçado a participar do clube de drama da escola, como punição.
É lá que ele conhece a inocente Jamie Sullivan (a cantora Mandy Moore), até então uma estranha para quem ele mal havia olhado. Por sua inocência, Jamie oferece ajuda a Landon em seu novo papel.
A personalidade contagiante de Jamie e a conexão natural que Landon sente leva-o a olhar para seu próprio coração e se dar conta de que há algo mais nesse relacionamento. No entanto, Jamie é uma garota com a qual Landon jamais iria querer ser visto 6 meses antes, muito diferente das meninas superficiais com quem ele costuma sair.

_________________________________________________________________________

 
A vida de nosso personagem começa em 1831 na localidade de Riacho do Sangue, Ceará. No universo sertanejo forjou seu caráter e aos dezoito anos inicia no Rio de Janeiro seus estudos de medicina. Na Capital da República foi um grande abolicionista e elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas. Porém, o trabalho anônimo em favor dos mais humildes foi que lhe trouxe o maior reconhecimento de seu povo, que o chamava Médico dos Pobres.
Sua trajetória foi marcada pelo amor e pela caridade. Seja como o político devotado às causas humanitárias ou como o médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta. Um exemplo de homem que fez da sua vida um meio de servir ao próximo e à sua pátria.
_________________________________________________________________________

Com apresentação e narração do ator Lima Duarte, Eurípedes Barsanulfo - Educador e Médium é dirigido pelo pesquisador Espírita Oceano Vieira e mostra a trajetória de um dos maiores nomes da Educação e do Espiritismo no Brasil: Eurípedes Barsanulfo (1880 - 1918). O vídeo traz ainda depoimentos sobre os médiuns Mariano Cunha e Frederico Peiró, dois nomes de fundamental importância no apoio a Eurípedes; além de vídeos extras sobre seu discípulo, Dr. Tomás Novelino.
Como educador, Eurípedes colocou a educação a serviço das crianças mais pobres e adotou métodos de ensino humanistas no Colégio Allan Kardec em Sacramento (MG). Métodos esses revolucionários para a época e muito utilizados agora, como a adoção de classes mistas, fim dos exames tradicionais, abolição de castigos e recompensas, aulas de Filosofia, Botânica, Arte Dramática, Zoologia, Astronomia, Anatomia e História das Religiões.
Como médium, desenvolveu suas faculdades mediúnicas e seguiu rigorosamente os ensinamentos da Doutrina Espírita. Curou gratuitamente milhares de pessoas e foi processado por prática ilegal de medicina. O legado de Eurípedes continua até os dias de hoje nas instituições, obras assistenciais e de ensino em Sacramento.

_________________________________________________________________________

 
Este filme é uma homenagem ao Codificador do Espiritismo, o pedagogo francês Allan Kardec, em seu Bicentenário de Nascimento.
Dirigido pelo cineasta Marcelo Taranto e narrado pela atriz Aracy Balabanian, "O Espiritismo - De Kardec aos Dias de Hoje", traz o ator Ednei Giovenazzi no papel de Allan Kardec.
Produto de cuidadosa reconstituição de época, o filme tem 52 minutos e apresenta uma visão geral sobre os princípios básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso e a felicidade do ser humano.
Explica sobre as obras de Allan Kardec que compõem a Codificação Espírita e estende-se ao Movimento Espírita da atualidade com entrevistas e textos sobre o Espiritismo.

_________________________________________________________________________

 
Allan Kardec: O Educador, é um dos mais belos documentários sobre a vida e a obra de Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec.
Veja imagens filmadas nos locais onde ele se instruiu e viveu: Lyon, Yverdon e Paris, e acompanhe os caminhos trilhados por um dos filósofos mais importantes da humanidade, que se tornou o principal estudioso das mensagens dos espíritos, tendo realizado a Codificação do Espiritismo.
O filme traz ainda uma elucidativa entrevista com Dora Incontri, pesquisadora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

_________________________________________________________________________

 
Esta é a história de um jovem casal que lutou pela vida de Ben, seu filho de oito anos.
Claire Madison ( Linda Hamilton) é uma jovem mãe com três filhos hemofílicos. Ela e seu marido Greg (Richard Thomas), têm tentado criar seus filhos dentro dos padrões mais normais possíveis. Mas, suas vidas são viradas de cabeça para baixo quando Ben, seu filho mais velho, contrai o vírus da AIDS e fica doente durante as férias.
Baseado no livro autobiográfico de Chris Oyler, e feito para a TV "Vá para a Luz", por vezes, é um doloroso, mas inspirador drama sobre a AIDS. Claire e Greg Madison (Linda Hamilton e Richard Thomas) descobrem para seu espanto, que seu filho hemofílico Ben (Joshua Harris) contraiu o vírus mortal através de uma transfusão contaminada.
Confrontados com a probabilidade de que Ben não vai viver um ano, os Madisons, angustiados, juram eternizar cada dia do ano, e prometem que seu filho não terá que suportar esta agonia sozinho.

_________________________________________________________________________


Após um trágico acidente aéreo, a psiquiatra Claire (Anne Hathaway) é designada a tratar dos sobreviventes.
Enquanto ouve os relatos de todos e coleta informações do que pode ter acontecido, Claire começa a desconfiar que a empresa aérea esta escondendo algo sobre o acidente. Então decide investigar o acidente com a ajuda de Eric (Patrick Wilson), o mais enigmático dos passageiros. Mas a relação entre os dois se intensifica e vai além do campo profissional.
No decorrer do tempo, os sobreviventes começam a desaparecer misteriosamente. Agora a psiquiatra fará o que for preciso para descobrir toda a verdade.
Prepare-se para respostas surpreendentemente assustadoras.

_________________________________________________________________________

 
Claire Spencer (Michelle Pfeiffer) é uma mulher de sorte.Tem Norman Spencer (Harrison Ford) como marido exemplar, ela está num ótimo momento de relação com o esposo e está para mudar para uma nova vizinhança.
Após a mudança, Claire começa a perceber fenômenos estranhos em sua casa e a ver uma mulher morta. Incomodada pelos acontecimentos, ela conta o que está acontecendo ao marido, Norman , que a encaminha a um psiquiatra.
Convencida, após a continuidade dos fenômenos, que não está louca, Claire resolve investigar por conta própria e começa a descobrir coisas terríveis sobre o passado do marido e sobre a mulher morta, coisas que colocarão a sua vida em perigo.
Temos em "Revelação" a personagem Claire, que possui mediunidade involuntária, sonambúlica, de fenômenos físicos e vidência e que por falta de conhecimento sobre o assunto é tomada como se estivesse com alguma perturbação mental.

_________________________________________________________________________

 
Ruth (Via Negromonte) tem um filho adolescente, que enfrenta problemas com drogas.
Elisa (Vanessa Gerbelli) tenta compensar a ausência do marido dando atenção total ao filho, Theo (Gabriel Pontes).
Lara (Tainá Muller) é uma professora, que enfrenta o dilema de uma gravidez indesejada.
Estas três mulheres se encontram quando, cada um por um motivo particular, resolvem procurar a ajuda do médium Chico Xavier (Nelson Xavier).

_________________________________________________________________________

 
A história do Chile da década de 20 aos anos 70 é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais.
A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.

_________________________________________________________________________

 
Miranda Grey (Halle Berry) é uma conceituada psiquiatra criminal que, repentinamente, descobre estar internada na clínica para deficientes mentais em que trabalha.
Miranda é acusada de ter assassinado seu marido, mas ela não se lembra de ter cometido o crime.
Tentando recuperar sua memória, Miranda passa a desconfiar que esteja sendo usada por uma força sobrenatural, que esteja buscando vingança.

_________________________________________________________________________


Linda Hanson (Sandra Bullock) é uma mulher suburbana que um dia é avisada que seu marido, Jim (Julian McMahon), morreu em um terrível desastre automobilístico.
Porém, ao acordar no dia seguinte, tudo está perfeitamente normal em sua vida e Jim está vivo.
A única diferença é que Bridgette (Courtney Taylor Burness), sua filha mais velha, está com cicatrizes horríveis no rosto, que Linda não tem a menor idéia de como surgiram.
Sem entender o que está acontecendo, Linda começa a pôr em dúvida sua própria sanidade mental.

_________________________________________________________________________ 


Milagres acontecem em lugares inesperados, mesmo no bloco de celas para o corredor da morte na Penitenciária Cold Mountain.
Lá, John Coffey, um gentil e gigante prisioneiro com poderes sobrenaturais, traz um senso de espírito e humanidade aos seus guardas e colegas de cela. Tom Hanks lidera um elenco estrelar (incluindo Michael Clarke Duncan, como Coffey) nesta emocionante e tocante história de guardas e prisioneiros; maridos e esposas; um inesquecível camundongo chamado Mr. Jingles, e um produtor a altura desde elenco.

_________________________________________________________________________

 
Quando um dos filhos do casal Campbell é diagnosticado com câncer toda a família tem que mudar para uma casa mais perto da clinica onde Matt fará seu tratamento.
A medida que o tempo passa o comportamento do rapaz muda radicalmente e todos passam a presenciar várias atividades paranormais na casa.
Pesquisando o passado dos moradores da casa eles descobrem que a casa foi um centro de pesquisas que procurava muito mais que contatos com espíritos.
Agora sob constante opressão eles terão que responder a pergunta: - por que eles ainda estão entre nós?
Baseado em fatos reais esta história nos levará a acreditar no inacreditável!

_________________________________________________________________________

 
Ao investigar a morte de um velho em uma propriedade rural, Barnum (Lance Henriksen), o xerife local, descobre Powder (Sean Patrick Flanery) - seu verdadeiro nome é Jeremy Reed -, um adolescente que era neto do falecido e que tinha passado toda a sua vida conhecendo o mundo através dos livros, sem nunca ter deixado a fazenda da família, tudo isto por ter uma aparência estranha (é totalmente branco).
Powder é levado para um orfanato, mas é hostilizado pelos outros internos em virtude do seu aspecto.
Ele demonstra ter dons particulares além de ter o intelecto mais elevado que qualquer ser humano jamais teve, passando a alterar a vida de todos que estão ao seu redor.

_________________________________________________________________________

 
Pete Sandich (Richard Dreyfuss) é um heróico piloto apaixonado pelo perigo de combater o fogo.
Contudo, Dorinda (Holly Hunter), a mulher que ele ama, e Al (John Goodman), o melhor amigo de Pete, sabem que os heróis não podem correr risco para sempre.
Após sacrificar-se para salvar Al, o destemido piloto enfrenta sua missão mais desafiadora: ajudar Dorinda a levar sua vida adiante.
A fotografia de tirar o fôlego e as impressionantes coreografias aéreas tornam ainda mais emocionante esta aventura co-estrelada por Brad Johnson, com a participação especial de Audrey Hepburn.

_________________________________________________________________________

 
Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal.
Marie (Cécile De France) é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami.
Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas.
Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mundar para sempre as suas crenças.

_________________________________________________________________________ 


Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal muito apaixonado que têm suas vidas destruídas, pois ao voltarem de uma apresentação de "Hamlet" são atacados, e Sam é morto.
No entanto, seu espírito não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela corre o risco de ser morta e quem comanda a trama, e o mesmo que tirou sua vida, é quem Sam considerava seu melhor amigo.
Para poder se comunicar com Molly ele utiliza Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo, para desta maneira alertar sua esposa do perigo que corre.
Certamente o mais bem sucedido filme espiritualista da história, com 2 Oscars e 1 Globo de Ouro. Ghost aborda vários conceitos divulgados pela Doutrina Espírita: a imortalidade da alma; o amor que sobrevive além das fronteiras da morte; a afinidade espiritual; a mediunidade; os efeitos físicos; entre tantos outros aspectos concernentes ao Espiritismo que foram retratados de forma inteligente e agradável, embora com alguns exageros e imprecisões que não comprometem o filme e agradam a qualquer pessoa, independente de sua religião.

_________________________________________________________________________ 


Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".
Sociedade dos Poetas Mortos fala de um estado além da educação formal, onde um professor abre a cabeça do estudante para empurrar informações, condicionando-o às necessidades do sistema.
Fala antes de uma Educação com "E" maiúsculo, onde o aluno é capaz de aprender a pensar e, mais que isso, sentir a vida como uma dádiva, como um momento mágico.
Deixar a sua marca seja ela como for durante os anos em que estivermos na Terra... “Carpe Diem’.

_________________________________________________________________________

 
Joe Darrow (Kevin Costner) é um médico que ficou viúvo recentemente e acredita que sua falecida esposa, Emily (Susana Thompson) esteja tentando falar com ele do mundo dos mortos, usando para isso pacientes que estejam à beira da morte.
Além disto, Joe passa a ser perseguido por estranhas e misteriosas libélulas, que o fazem se lembrar cada vez mais da falecida esposa.

_________________________________________________________________________

 
A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância.
Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... até agora.
Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é.
Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã.
Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família.

_________________________________________________________________________

 
Um antigo manuscrito é encontrado nas florestas peruanas, contendo nove visões que a humanidade precisa conhecer.
Este foi o ponto de partida do best-seller A Profecia Celestina, de James Red Field, um romance cheio de ação e revelações, agora em magnífica produção de Hollywood.
No filme, o espectador mergulha na heróica missão do autor, interpretado por Matthew Settle, em sua aventura para chegar no alto das montanhas dos Andes e compreender o significado contido nas nove visões anunciadas em polêmicos manuscritos.

_________________________________________________________________________

 
Inspirado em fatos reais, o filme é uma aventura emocional em torno de Camino, uma extraordinária menina de onze anos que enfrenta ao mesmo tempo dois acontecimentos que são completamente novos para ela: se apaixonar e morrer.
A menina que ama incondicionalmente sua mãe, seu pai e sua irmã mais velha, tem um tumor que é extremamente agressivo, que começa a destruir sua vida e vai lhe privando, passo a passo e com dolorosa precisão, cada uma de suas ilusões.
Mas, Camino é uma luz brilhante capaz de atravessar cada uma das portas que vão se fechando diante dela, que pretendem inutilmente deixá-la na escuridão o seu desejo de viver, amar e sentir-se definitivamente feliz.

_________________________________________________________________________

 
Em Los Angeles, uma dedicada cirurgiã (Meg Ryan) fica arrasada quando perde um paciente durante uma operação, no mesmo instante em que um anjo (Nicolas Cage), que estava na sala de cirurgia, começa a se sentir atraído por ela.
Em pouco tempo ele fica apaixonado pela médica e resolve ficar visível para ela, a fim de poder encontrá-la freqüentemente, o que acaba provocando entre os dois uma atração cada vez maior, apesar dela ter um sério relacionamento com um colega de profissão.
O ser celestial não pode sentir calor, nem o vento no rosto, o gosto de uma fruta ou o toque da sua amada, assim ele cogita em deixar de ser um imortal para poder amar e ser amado intensamente.

_________________________________________________________________________

 
A história seria hilariante se não fosse trágica.
Guido (Benigni), após parar num campo de concentração nazista na Itália no princípio de 1940, tem que "fazer das tripas coração" para enganar seu filho Giosué, para que este não sinta os horrores da guerra.
Não apenas o amor de um pai por seu filho, como também a esperança viva, o otimismo e a candura de um adulto para passar adiante a mensagem de que "A Vida é Bela"...
O filme nos pergunta por que andamos ansiosos, preocupados, estressados, pois a vida é bela, e se é bela, por que lamentar-se pelo que passou, pelo que não conseguiu, pelo que aconteceu ou não se realizou? Cada dia traz uma nova oportunidade... Guido representa o olhar puro de uma criança, adentrando no Reino dos Céus da consciência tranqüila e do dever cumprido.
Com este filme, o cineasta italiano Roberto Benigni ("O Monstro") conquistou não apenas a América de Hollywood, como também o mundo, explicando aos brasileiros porque "Central do Brasil" não ganhou o Oscar 1999 ao Concorrer com ele, além de ganhar, também, o Oscar de Melhor Ator (Roberto Benigni), e Melhor Trilha Sonora em Drama. Foi, outrossim, indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Original... Ou seja, tinha predicados suficientes para arrebatar a estatueta.


Em breve mais filmes....

Um comentário:

  1. Assita esse filme meu irmão.
    http://www.youtube.com/watch?v=c9hUm7qjm5g&feature=related

    Somos capazes de chegar muito alem de nossos limites. Não podemos ficar olhando para nosso objetivo final, mas sim alem do que pensamos ser capazes de alcançar.
    Nossa força de vontade é nossa principal arma para o sucesso.

    ResponderExcluir