segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018


MEDIUNIDADE
A mediunidade é um dom ou faculdade que a criatura possui para comunicar-se com o mundo dos espíritos. Através da mediunidade estamos em relação com os nossos guias protetores, anjos de guarda, parentes mortos e pessoas falecidas, etc.

TIPOS DE MEDIUNIDADE:
INCORPORAÇÃO: o médium vai se desenvolvendo, deixando-se envolver pelo espírito até que se dá a incorporação, isto é, o guia parece tomar o lugar do médium e por ele fala, ouve e atua.
VIDÊNCIA: o médium tem a capacidade de enxergar os espíritos ou almas desencarnadas.
AUDIÊNCIA: o médium tem a capacidade de ouvir os espíritos.
PSICOGRAFIA: o espírito manda mensagens escritas pela mão do intérprete.
MATERIALIZAÇÃO: o médium fornece um fluído nervoso invisível, do qual os espíritos se utilizam para materializar-se e aparecer.
EFEITOS FÍSICOS - PSICOCINÉSIA: na qual os espíritos provocam fenômenos físicos, tais como, ruídos, pancadas nas mesas, paredes, levantam as mesas, arremessam objetos, etc.
INTUIÇÃO: o médium tem avisos de fatos que ainda estão para acontecer através de sonhos e até mesmo acordado e também pode haver intuição de outras modalidades, como artística, pintura, artesanato e diversas outras.

TIPOS DE TRANSE MEDIÚNICO:
CONSCIENTE: são os médiuns que sabem o que está ocorrendo no momento em que a entidade atua; conhecem quando ele está agindo e podem se quiserem cortar a manifestação ou nela influenciarem. Geralmente este tipo de transe acontece quando a pessoa está se desenvolvendo, razão porque muitos não crêem estar recebendo comunicação com as entidades.
SEMI-CONSCIENTE: tipo de transe mais comum entre os médiuns, onde parte da consciência é perdida. Ora escuta, ora não, ora enxerga, ora não.
INCONSCIENTE: em que não se tem conhecimento do que acontece no momento do transe. Em alguns casos com esforço de memória, o intermediário pode lembrar-se de alguma coisa que ocorreu durante a manifestação.
Dos tipos de mediunidade a mais usada é a incorporação e o transe predominante é o inconsciente, no qual o “cavalo” é tomado pelo guia e age sem saber o que está fazendo.
No entanto existe a mistificação muito comum nos terreiros em que os médiuns fingem ou julgam estar recebendo o espírito de um caboclo, preto velho, baiano, exu, etc. Na manifestação forjada o indivíduo simplesmente procura enganar os presentes com mistificações fictícias ou falsas. Já na mistificação inconsciente o “cavalo” se auto-hipnotiza ou é hipnotizado pelo ambiente típico e sem o saber o seu próprio espírito mistifica, quando libertando-se parcialmente dos laços que o prendem ao corpo físico, age imitando perfeitamente as características dos guias. Estes casos se dão muito em terreiros, cujos os “pais ou mães de santo” pretendem fabricar médiuns em quantidade por todo o mundo que lá comparece a desenvolver mediunidades ainda bem distantes.
A mediunidade não é um prêmio que Deus da à determinadas pessoas, mas um meio pela qual possam trabalhar em benefício de irmãos sofredores, problemáticos, ou portadores de males psicológicos e, em consequência de si mesmas.
É mais um castigo de que uma recompensa, pois o próprio dirigente de sessão já foi um doente obsediado por espíritos maus, zombeteiros ou ingênuos. Sua prática é ainda penosa e obrigatória e com imensos sacrifícios, em que o médium já babalaô ou não, esquece e vive para os outros, daí não haver razão para que se julgue superior envaidecendo-se da sua faculdade.
A mediunidade é para servir e não para ser servida. Quem dela faz instrumento para satisfação de seus interesses pessoais, sofrerá as consequências no futuro.
Por isso o médium deve buscar seu aperfeiçoamento moral e o aprimoramento de sua cultura, para oferecer aos guias e protetores condições e ambientes em que possam trabalhar em prol do irmão necessitado, eis que ambos necessitam de evolução. Tanto médiuns como espíritos-guias se irmanam na busca de ascensão espiritual, que lhes de uma existência feliz no futuro.

“Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. (…) Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns.
(Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, capítulo XIV).



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